" Outono - Tempo de Desapegar "


 Hai-Kai de Outuno

Uma borboleta amarela ?
Ou uma folha seca
Que se desprendeu e não quis pousar ?
(Mário Quintana)






Com a chegada do Outuno as estações quentes , ficam para trás...
Entramos em  um momento de introspecção. Começamos a preparação para o recolhimento do Inverno. Iniciamos uma mudança na vestimenta, na alimentação e nas sensações.



É incrível e puro privilégio perceber as mudanças de cenário que ocorrem a nosso redor . E melhor ainda saborear esses momentos.  Muitas vezes no nosso cotidiano atribulado, sutilezas passam despercebidos, mas não é tão díficl mudar o Foco e  permitir viver e maturar as estações. Podemos começar com um chá da tarde, a leitura de um poema da estação, um prato típico do outono, ou seu coração quem ditará como celebrar.

Pela Arte da Ikebana ser o carro chefe do ArmaZém da Flor,  pela simpatia e afinidade que sinto pelo Japão e principalmente pela atenção que este blog vem recebendo desse páis,  venho querendo reverenciar uma homenagem e Gratidão ao Japão.  
E Hoje através do Outono, tudo foi me levando a esse país onde as estações do Ano, são tão definidas, e os cenários realmente MUDAM a cada estação.   Até o Brasileiro Mário Quintana, me ajudou nessa.














Cinema
Falando em Estações, uma Obra de Arte do Cinema Japonês:

Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera
Nínguem é indiferente ao poder das quatro estações e de seu ciclo anual de nascimento, crescimento e declínio. Nem mesmo os dois monges que compartilham a solidão, em um lago rodeado por montanhas. Assim como as estações, cada aspecto de suas vidas é introduzido com uma intensidade que conduz ambos a uma grande espiritualidade e a tragédia.  Eles também estão impossibilitados de escapar da roda da vida, dos desejos e paixões que cercam cada um de nós.


Um pouco do filme e sua profundidade....







 Pintura

Na pintura apreciamos a Obra de Manubu Mabe 
O Samurai da Pintura no Brasil.
Pintor japonês, naturalizado brasileiro . Registrou o Belo e o calor
das cores brasileiras, adotando um estilo único chamado
 pintura gestual, que mistura a
caligrafia japonesa com manchas cromáticas.


Sentimento de Outono - 1967




 Música

E para conduzir nossa viagem Outonal,  ficamos com a música de
Yoshida Brothers, dois irmãos de sucesso no Japão,  que tocam maravilhosamente o Shaminsen, instrumento de corda japonês, além da maneira tradicional, eles fazem som moderno e eletrônico com esse instrumento.  É espetacular...  Então não me contive e trouxe duas
músicas, a primeira mais tradicional e a segunda maisss ...digamos eletrônica e atual. 












Nós reencontramos no Inverno....