Jardins da Cidade

Vamos usar essa 'Prateleira' para treinar nossos olhos a apreciarem as Belezas que nos cercam.

Muitas vezes na correria do dia-a-dia, deixamos passar despercebidas Belezas Naturais como, flores,  árvores, nuvens. E belezas criadas pelo homem como edificações e jardins.

Então,  fica o convite para esse exercício.  Ao Viver, deixe seus olhos atentos para essas Belezas.   Admirando, fotografe e envie ao ArmaZém, através do email: armazemdaflor@hotmail.com ,  com local da foto e seu nome.  
Postaremos, para que todos possam apreciar, e assim atrair a seu redor, cada vez mais e mais BELEZA.  O Belo nos 5 sentidos, pois ;

 "Um dia Tudo será Arte, e todos nós seremos Artistas " (Cloude Monet).





Inicio esse Jardim com lindíssimas Estrelitzias,  que apreciei caminhando pelos jardins do Solo Sagrado nas margens da Represa de Guarapiranga
Elas são consideradas a Flor símbolo de Los Angeles, uma Flor colorida e de longa duração, cujo formato lembra uma vivaz e colorida ave. Popularmente ela é mais conhecida como Ave do Paraíso. Apesar de receber também outros nomes dependendo da região. Seu nome botânico é Strelitza Regina







Bananeira na Av. Brasil em São Paulo



" Eu sonho com  o dia em que os talheres, as cadeiras, as casas, as roupas produzidas e consumidas pelas pessoas desse lugar, possa trazer pelo menos vestígios da grandeza que é essa cultura"  
(Lina Bo Bardi).




A imagem de uma Bananeira na Av. Brasil/SP que,  apesar de ser uma avenida muito bonita com arquitetura igualmente bela e bem cuidada, não é habitual (ainda). Não em meio ao passeio público. Em outros países  talvez sim, mas aqui no Brasil não,  por isso fiquei tão encantada e surpresa.

Uma imagem totalmente Brasil, afinal não há fruta mais brasileira que a  nossa BANANA.   Yes, nós temos banana. 

Então me lembrei da frase acima de Lina, uma arquiteta italiana, naturalizada Brasileira, que entre outras coisas, projetou o Edifício do Masp - Museu de Arte de SP e o Sesc Pompéia, também em SP.

Com certeza,  essa frase,  além da paixão explícita que Lina tinha pelo Brasil, diz muito mais que ter um pé de banana.  Massss,  esse pé de Banana também,  nos diz muito mais....



Diz,  um pouco do que somos. Um país com pessoas que se reinventam, se reerguem. Cuidam do que é bonito, do que é do Bem comum. E assim como um onda podemos gerar mais e mais beleza, respeito e Cuidado. Como na...

...Rua de Gerânios

Numa rua cinzenta e triste de um bairro operário de Liverpool, uma mulher colocou um vaso de gerânios na janela. Dois dias depois, sua vizinha notou que os vasos eram bonitos, e colocou dois vasos de flores.

Alguns trabalhadores, voltando para casa, notaram duas janelas diferentes. Suas mulheres, vaidosas, resolveram também comprar flores. Um mês depois, todas as janelas da rua tinham pequenos jardins.

Alguém pintou a fachada do lugar onde morava, já que beleza das flores realçava a feiúra do resto. O exemplo foi imitado.

Um ano depois, a cinzenta e triste rua de Liverpool se transformou num modelo de urbanização.

Tudo porque, um belo dia, alguém colocou um vaso de gerânios na janela.

(Paulo Coelho)


Que possamos expressar toda Beleza e Grandeza da nossa cultura, não apenas no plantio e cuidado de nossas especiarias, mas também na grandeza e Beleza de nossas atitudes, gestos, palavras, altruísmos e cuidados, inclusive em preservar uma Bananeira em uma avenida muito Urbana.
Porque o mais importante é trazer BELEZA AO MUNDO, seja com um vaso de Gerânio, uma bananeira, ou que você tem de melhor, De um jeito só seu.


     Parece que realmente o Brasil encanta os ''Brasileiros'' de outros países. Brasileiros Italianos como Lina Bo Bardi (ver mais em, http://aartecontagia.blogspot.com/search/label/LINA%20BO%20BARDI ) .
E  Brasileiros Japoneses como Kazuo Wakabayashi.
 Pintor japonês,  também naturalizado brasileiro, que manteve a tradição japonesa evidente em sua Arte, mas,  em constante contraste com as cores Brasileiras, (ver mais em http://marcusiizuka.blogspot.com/2007/12/kazuo-wakabayashi.html)

Então mais uma Bananeira, agora de Wakabayashi, plantada na Tela e regada com Tintas.

Bananeira
Wakabayashi em 2010


Tudo isso porque um dia, Eu percebi uma Bananeira na Av. Brasil...










ESPANHA

Sueli Mota  RJ,  realizou a viagem de seus sonhos a Espanha, e de muitas belezas aprecidas, ela clicou e nos enviou estas: 

Esse lindo jardim con flores roxinhas, fica em Barcelona, no Pueblo Espanhol. É um museu arquitetônico ao ar livre. Construido em 1929 para celebrar a Exposição Internacional de Barcelona.  Ele deveria durar seis meses, o tempo da Exposição. Mas, sua beleza acabou sendo mantida devido ao impacto que causou. Ficando assim dedicado à ARTE. Em uma área de 49.000m² se reproduziram 117 edifícios,  ruas e praças, convertendo-se numa síntese da Arquitetura e Urbanismo Éspanhol.






Situado entre o Museo do Prado      e a Estação Ferroviária Atocha,  está o Jardim Botânico de Madrid,  construido em 1755 às Margens do Rio Manzanares e mudado em 1781 para o Paseo del Padro, ele abriga mais de 30.000 espécies vegetais importadas de várias partes do mundo.  Dele Sueli nos trouxe essas lindas flores brancas, pintadas de vermelho pela natureza.
  
                                         
         


                                                                                                                                                                       
 Esta belíssima escultura de Joan Miró, foi concebida em 1966, recebendo o    nome de Pájaro Lunar, evoca certas figuras arcáicas, e demonstra as dualidades retradas por Miró como feminino e masculino, Sol e Lua.  Está em exposição no Museu Nacional Centro de Artes Reina Sofia, que é um dos mais importantes museus de Arte Moderna espanhóis, localiza-se em Madri, também na Zona Atocha, sendo um dos três museus que constituem o chamado "Triangulo de Ouro da Arte" de Madrid. Os outros dois são o Museu Nacional do Prado e o Museu Thyssen-Bornemizza.